Melhorias em calçadas e Samu Animal são sugestões de Fábia Ramalho

Um serviço de ambulância veterinário, já existente em Campinas, pode servir como modelo para Paulínia atender animais abandonados em situação de risco. A proposta é da vereadora Fábia Ramalho (PMN), ao defender primeiros socorros para os que estão na rua e são vítimas de atropelamento e maus tratos ou estão gravemente debilitados por doenças.

Segundo a Indicação 461/2019, a experiência do Samu Animal de Campinas é pioneira e cuida de bichos de pequeno porte, especialmente cães e gatos feridos. O atendimento pode ser acionado pelos telefones 156 ou 199.

Fábia pede que a Prefeitura estude a implantação da iniciativa, exclusivamente aos animais de rua, podendo firmar parcerias com ONGs, clínicas, faculdades e população em geral. Ela aponta que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhece os serviços veterinários como um bem mundial.

Já para os humanos, outra proposta busca melhorar as condições de circulação dos cidadãos, principalmente às pessoas com deficiência, reformando calçadas de acordo com normas de segurança e acessibilidade. Com a implantação do “Projeto Calçadas Acessíveis”, desenvolvido hoje na cidade de Santos, a vereadora considera possível garantir direitos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), para que todos possam efetivamente exercer atos da vida civil em condições de igualdade.

Ela sugere ainda campanha de conscientização da depressão na infância e na adolescência; ponto de ônibus em rua do bairro São José; e policiamento ostensivo e preventivo próximo à Escola Estadual Parque dos Servidores.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia