Câmara aprova campanha para evitar golpes contra idosos na internet

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (22/11) uma campanha de orientação aos idosos da cidade contra golpes e fraudes no comércio eletrônico e na internet. Se o projeto for sancionado pelo prefeito, o município deverá promover orientações anualmente, próximo ao dia 1º de outubro.

De acordo com o autor, vereador Fábio da Van (Cidadania), orientar a terceira idade é uma forma de implementar uma política pública social. As tentativas de golpe financeiro contra idosos cresceram 60% no Brasil desde 2020, conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Outra proposta aprovada, do mesmo vereador, busca implantar o Dia do Motorista: a data de 25 de julho teria atividades para valorizar esses profissionais. Ele ainda destacou a Frente Parlamentar em Defesa do Direito das Mulhereslançada pela Câmara na segunda-feira (21/11).

A 39ª Sessão Ordinária teve um minuto de silêncio em homenagem à servidora Simone Leite, que faleceu depois de atuar na Câmara por 28 anos.

Os vereadores Alex Eduardo (Solidariedade), Cícero Brito (MDB), Helder Pereira (PL) e Loira (DC) apresentaram Moção pelo Dia da Consciência Negra (20 de novembro), enquanto Gibi Professor (PTB) e Messias Brito (PL) elogiaram a Prefeitura pelas atividades promovidas na cidade referentes à data.

Os vereadores debateram o total de 14 Moções (congratulações e repúdio), 38 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações) e 49 Indicações (sugestões).

Texto: Felipe Luchete.