Câmara homenageia PM’s através de projeto do vereador Tiguila Paes
Os soldados Osmar Alves Bezerra e William Alves da Silva receberam a honraria pelo trabalho desenvolvido no PROERD. Objetivo do programa é transmitir aos estudantes mensagens de valorização à vida, e a importância de manter-se longe das drogas
Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Paulínia, na noite desta quinta-feira (18), foi entregue a “Medalha Tiradentes” e “Diploma de Reconhecimento” aos policiais militares Osmar Alves Bezerra e William Alves da Silva, que desenvolvem o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), em escolas públicas e privadas do município. A banda Regimental da Polícia Militar executou o Hino Nacional abrindo a cerimônia
A sessão foi presidida pelo 2º secretário da mesa diretora da Câmara, o vereador Tiguila Paes (PPS) e também autor do Projeto de Decreto 03/13 que concedeu as honrarias aos PM´s.
Participaram do evento o Coronel/PM Aloísio Alberto Queiroz Júnior do CPI 2 de Campinas, capitão da PM Rita de Cássia Pereira da 4º Companhia de Paulínia, representando o prefeito José Pavan Junior o secretário municipal de Segurança Pública Silvio Croti, a secretária de Educação Regina Helena, os vereadores Danilo Barros (PCdoB), Angela Duarte (PRTB) e Siméia Zanon (PSDC), familiares e amigos dos policiais, pais e alunos que participam do PROERD.
Em seu discurso o vereador Tiguila Paes explicou o motivo de ter feito a indicação dos PM´s. “Quando resolvi protocolar o Projeto de Decreto nesta Casa,fiz como pai de um menino com pouco mais de um ano, mas que logo estará na escola para adquirir conhecimento e garantir seu futuro. É importante o trabalho dos PM’s que ensinam nossos filhos a ficarem longe das drogas”.
Tiguila ainda ressaltou que bons tempos eram aqueles em que as drogas não estavam nas escolas e os pais tinham apenas que se preocupar com o boletim dos filhos.
Em poucas palavras os policias homenageados definiram a emoção de receberem a “Medalha Tiradentes”. O PM Osmar Bezerra destacou que a homenagem é importante porque está sendo feita em vida. Já o soldado William Alves enfatizou que o trabalho exige grande dedicação, mas que pode fazer a diferença na vida das crianças para ficarem longe das drogas.
A homenagem ainda contou com exibição de um vídeo com o trabalho dos policiais nas escolas. Para fechar a noite foi servido um coquetel.
PROERD – Baseado no DARE – Drog Abuse Resistence Education, criando em Los Angeles (EUA), o Proerd chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e três anos depois foi implantado em Paulínia
Ao colocar o policial atuando como educador social, o PROERD fortalece o trinômio: Policia Militar, Escola e Família. As aulas ministradas, de segunda à sexta-feira, pelos soldados Osmar e Wiliam são voltadas para ensinar crianças e adolescente a resistirem todas as pressões que possam levá-los a experimentar qualquer tipo de droga.