Debates acalorados marcam a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem

Os vereadores jovens de Paulínia realizaram Sessão Ordinária nesta quinta-feira (13/6), a primeira de 2024, com debates acalorados.

Os assuntos que mais geraram discussões foram proposta de isenção do pedágio da SP-332 a pessoas que moram e trabalham em Paulínia (iniciativa da vereadora jovem Júlia Prado de Carvalho, que presidiu a sessão) e formas de implantar coleta seletiva nas escolas municipais, conforme ideia dos vereadores jovens Isabella Bruneto, Clóvis Queiroz Júnior, Duda Angelim e Leonardo Camargo Jordão.

Eles também defenderam a necessidade de itens de higiene básica nos banheiros das escolas municipais para alunos carentes.

A Câmara Jovem ainda debateu a criação do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas municipais e dispositivos de segurança em pontos de ônibus, principalmente para mulheres que aguardam sozinho o transporte coletivo durante a noite (ambos da vereadora jovem Ana Luísa Rodrigues).

Antes da sessão, todos os vereadores jovens e seus suplentes, que também participaram, foram recebidos pelo presidente da Câmara, Edilsinho Rodrigues (Podemos). Ele parabenizou os participantes e defendeu a importância de todos conhecerem o papel e os limites do vereador.

Acompanharam a 1ª Sessão os vereadores Fabio Valadão (PL), Douglas Guarita (DC), Gibi Professor (Podemos) e Tiguila Paes (Cidadania), além de professores, pais e familiares dos estudantes.

O próximo encontro deve ocorrer em outubro.

O PROJETO

A Câmara Jovem teve início em 2017 e está na quinta edição. O objetivo é formar cidadãos mais conscientes sobre o papel do Legislativo no município e no país.

A votação ocorreu entre março e abril, com urnas e cabines cedidas pela Justiça Eleitoral. Os vereadores jovens foram empossados e já participaram de oficinas.

São parceiras do projeto as escolas EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom; EMEFM Vitor Szczepanski e Souza Silva; EE Doutor Francisco de Araújo Mascarenhas; EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg; EE Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira; e EMEF Professor Domingos de Araújo.

Também fazem parte os colégios Adventista de Paulínia; Anglo Paulínia; COC Paulínia e Pitágoras.

CONHEÇA A PAUTA DA 1ª SESSÃO.

Texto: Eloy de Oliveira