Câmara Jovem aprova tempo máximo de espera em hospitais e mais 20 propostas

As mesas e os microfones do Plenário da Câmara Municipal de Paulínia deram lugar e voz aos vereadores “mirins” da cidade nesta terça-feira (4/12), na 2ª Sessão da Câmara Jovem. Um mês depois do primeiro encontro, os estudantes estavam mais entrosados e debateram 21 propostas sobre temas importantes da cidade.

Pela primeira vez, eles aprovaram um projeto de lei, e ainda por unanimidade: o vereador jovem Allan Gonçalves Pires (da Escola Estadual São José) sugeriu tempo máximo de 2 horas para atendimento nos serviços hospitalares de urgência e emergência. O prazo baseia-se em norma já em vigor do Conselho Federal de Medicina. O autor diz que a ideia partiu de experiências pessoais e de conversas com familiares e vizinhos.

Também entrou na pauta uma série de indicações ao Executivo: aumento da frota de ônibus aos finais de semana; reativação da Biblioteca Virtual; melhorias em escolas e na iluminação pública; campanha de educação de trânsito e ainda a criação de um canil com brinquedos, por exemplo.

Todas as propostas aprovadas devem ter andamento real: vão passar por análise dos vereadores da Câmara Municipal e ser entregues diretamente à Prefeitura.

Votações
Os debates seguiram o passo a passo de uma sessão dos vereadores. O presidente da Câmara Jovem, Kauãn Ignácio (EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom), atuou ao lado dos demais membros da Mesa Diretora: o vice-presidente, Thiago Ryan da Silva (EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva), e o segundo secretário, Marcus Vinícius Simplicio Faria (EMEFM Ver. Angelo Corassa).

Participaram ainda os parlamentares jovens Ana Luiza Rodrigues; Lucas S. Carvalho e Luis Fernando de Souza (EMESFM Vitor Szczepanski), Gustavo Silva Alves dos Santos, Kelly Mara Barbosa e Matheus Rodrigo Braz Morge (EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom) e Emily Freitas Oliveira e Lohanny Diamante Bezerra de Lira (EMEFM Ver. Angelo Corassa).

Durante a sessão, eles fizeram perguntas uns aos outros e responderam questionamentos do presidente da Câmara, Danilo Barros (PR), e do autor do projeto Pequeno e Jovem Cidadão, Fábio Valadão (PRTB), assim como dos vereadores Fabia Ramalho (PMN), José Soares (PRB), Marcelo de Souza (PRTB) e Zé Coco (PV).

A sessão contou ainda com a presença do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Naly, do secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Jorge Israel, e da chefe de Serviço da Secretaria de Cultura, Paula Leite.

Os integrantes da Câmara Jovem disputaram eleições nas escolas participantes e tomaram posse em novembro de 2017. Acompanharam várias atividades para entender o papel da Câmara Municipal e visitaram a Assembleia Legislativa do Estado. Em março de 2019, serão eleitos os novos vereadores jovens. Todas as escolas da cidade, públicas ou privadas, estão convidadas a aderir.

Os debates foram transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados na íntegra no canal da Câmara Municipal no YouTube.

Leia todas as propostas discutidas na sessão.