Câncer de próstata é tema de palestra no Novembro Azul da Câmara

O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% a chance de cura dos pacientes. É o que afirmou o urologista João Alonso, coordenador do Ambulatório de Saúde do Homem de Paulínia, em palestra sobre a Saúde do Homem, na manhã desta quarta-feira (21/11), na Câmara Municipal.

O evento reuniu um grande público, tanto masculino como feminino, e integra a programação do Novembro Azul, mês mundialmente dedicado a informar a população sobre a doença. As estatísticas apresentadas pelo palestrante mostram a importância de debater o assunto: o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás dos tumores de pele. É registrada uma morte pela doença a cada 40 minutos, e 25% dos pacientes morrem.

João Alonso afirmou que não é possível isentar ninguém, mas a descoberta precoce amplia muito a possibilidade de cura. O exame de toque, tão temido por parte dos homens, é simples e encontra 20% dos casos de problemas na próstata. Também é importante porque não existem sintomas na fase inicial.

Segundo o médico, o ideal é fazer exames periódicos a partir dos 50 anos — ou 45 anos para quem está no grupo de risco: tem idade avançada, antecedentes familiares, pele negra (há maior probabilidade), obesidade e maus hábitos alimentares. Alonso apresentou ainda as formas de tratamento quando a moléstia é identificada, que vão da vigilância ativa à quimioterapia, entre outros procedimentos.

O evento foi promovido pela Câmara, com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde. A secretária-adjunta da Saúde, Tânia Romano, disse que a troca de experiências é fundamental para prevenir e garantir a assistência do serviço público.

O presidente em exercício do Legislativo, Danilo Barros (PR), afirmou que o público tem o valioso papel de disseminar as informações para familiares. O vereador Zé Coco (PV) também acompanhou a palestra.

novembro azul min1