Capacitação profissional como incentivo ao comércio local é indicação de Marquinho Fiorella

Preocupado com o desenvolvimento do comércio paulinense, o vereador Marquinho Firella (PSB) encaminhou ao Executivo Municipal a Indicação 1095/2019 em que solicita a realização de incentivo ao comércio com programas de capitação e qualificação profissional em parceria com o SEBRAE na área de alimentação para funcionários de estabelecimentos comerciais.

De acordo com a solicitação, o programa em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, tem por objetivo oferecer cursos para pessoas, a partir dos 16 anos, que vão trabalhar em bares, lanchonetes, padarias, restaurantes e similares, afim de capacitá-los profissionalmente, para aprimorar o atendimento ao cliente, cuidado no preparo dos alimentos, manutenção nos equipamentos e segurança no trabalho.

Na Indicação 1094/2019 o parlamentar sugere a realização de campanha em escolas do município para alunos do ensino fundamental e ensino médio e também de palestras alertando sobre os riscos trazidos para a saúde pelo uso de cigarro.

Já a construção de um espaço sinalizado para passeio de ciclistas aos domingos e feriados, na Avenida Engenheiro Roberto Mange, desde o entroncamento da Avenida João Aranha até o retorno da torre da CPFL próximo a saída para a Avenida Caldas Carvalho foi o tema da Indicação 1093/2019.

Na propositura, Fiorella alerta não existir em Paulínia nenhuma via pública destinada ao passeio e lazer de ciclistas, que atenda as demarcações asfálticas com faixas vermelhas e brancas. Sinalizações essas que garantem a esses esportistas segurança em seus momentos de lazer e prática esportiva.

A medida se faz necessária para deixar os condutores de veículos motorizados informados quanto a presença de ciclistas e assim tenha nesse espaço uma divisão mais adequada para se evitar acidentes.

A escolha do local para a instalação de uma ciclovia se baseou no fato que aos domingos e feriados o fluxo de veículos nesta via pública é reduzido e por várias pessoas já a utilizarem para pedalar em companhia de amigos e familiares.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES