Para Cícero Brito, lista de bolsas de estudos deve ser eletrônica

A concessão de bolsa de estudos em Paulínia, que faz o município gastar cerca de R$ 25 milhões ao ano, precisa de um sistema informatizado que permita maior controle dos repasses e dos beneficiados. É o que defende o vereador Cícero Brito (MDB) ao sugerir mudanças na Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de aumentar a confiança e a transparência.

A informatização, segundo a Indicação 265/2021, permitiria encontrar informações precisas de estudantes cadastrados e valores destinados às instituições participantes.

“Verificamos junto ao setor da bolsa que o atual sistema utilizado não atende à demanda, causando retrabalhos e lentidão no processo de pagamento e nas rotinas gerais. No momento os servidores fazem uso de planilhas eletrônicas em Excel, que não garante a segurança e transparência dos números, empregando uma quantidade grande de pessoas em um trabalho manual e inadequado”, afirma o vereador.

Ele também cobra informações da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) sobre a constante queda de energia na região Noroeste da cidade, formada pelos bairros João Aranha, São José I e II, Alto dos Pinheiros, Saltinho, São Domingos, Planalto, Bela Vista, São Luís, Jardim Amélia e Morro Alto (Dona Edith de Campos Fávero), entre outros. Cícero diz que são inúmeras as reclamações de moradores a respeito da falta de luz.

O vereador ainda questiona a situação de EPIs e armamentos da Guarda Municipal e manifesta apoio a um projeto de emenda à Constituição Federal que reconhece a categoria como órgão de Segurança Pública. Também solicita restauração de playground infantil localizado em praça do bairro Jardim Amélia; redutores de velocidade na rua Paulo Roberto Fibra, no bairro Saltinho; e academia ao ar livre em praça do bairro Serra Azul.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Prefeitura de Paulista (PE)
Lula Vieira/ Divulgação