Nova lei define mês com ações para conscientizar sobre a Síndrome de Rett
Já entrou em vigor no município uma lei que institui o “Outubro Rett”, mês da conscientização da Síndrome de Rett. A doença aparece em mulheres na maioria das vezes e afeta funções neurológicas e motoras.
O vereador Cícero Brito (MDB), autor da proposta, defende a importância de desenvolver campanhas de divulgação sobre a síndrome e seus sintomas, orientar pais para conhecerem o tratamento mais adequado e elaborar políticas públicas.
Cícero ainda solicita a adoção do Método ABA no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública de saúde. Conhecido como Análise do Comportamento Aplicado, o método envolve abordagem psicológica e é considerado por especialistas como um dos mais avançados na área.
Além disso, o vereador questiona a agilidade no atendimento médico às pessoas em situação de rua no município e propõe campanhas nas escolas sobre a prevenção e combate à violência contra mulher.
A proposta está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lara Santana (Estagiária)