Policial morto em assalto pode ser homenageado com nome de rua

O vereador Danilo Barros (PR) sugeriu que a rua 4 do Condomínio Raízes seja batizada em nome do policial militar Idelson Matias do Nascimento, morto durante um assalto em 2018, aos 38 anos. A Indicação 776/2019 foi apresentada ao governo municipal, pois somente a Prefeitura pode apresentar projeto de lei para denominar vias públicas.

Conhecido como Matias, o PM nasceu no município de Elesbão Veloso, no Piauí, e chegou ao Estado de São Paulo com os pais e mais dois irmãos, aos seis anos de idade. Desde a adolescência sonhava em ser policial, como relata Danilo Barros. Trabalhou em empresas na função de segurança e aproveitava o tempo livre para estudar muito, até conseguir ser aprovado no concurso da PM, em 2000.

Vereador Danilo Barros

“Nesse mesmo ano conhece no trabalho a cabo Verônica Ferreira Matias, que seria o amor e companheira da vida toda. Foram 19 anos de união estável, e do fruto desse relacionamento nasceram Arthur (15), Murilo (11) e Pietro (10), além do Caio Ferreira, que veio com a Verônica e foi igualmente recebido e amado pela nova família que se formava”, diz o vereador.

Matias fez escola de soldado na Cavalaria da Polícia, integrou a Força Tática e foi convidado para atuar no Palácio dos Bandeirantes, sede do governador. Depois de um assalto em casa, resolveu mudar-se com a família para Paulínia. Segundo Danilo, ele “amou a cidade e queria trazer todos da família para cá”, sempre fazendo amizades por todo lugar onde passava, com bom humor e disposição em ajudar o próximo.

No ano passado, Idelson e Verônica decidiram oficializar o casamento no civil, com uma cerimônia religiosa. Um mês depois, no dia 30 de abril, durante passeio em Diadema, a família foi abordada por quatro pessoas. Mesmo sem reagir, Matias foi baleado quando os criminosos viram um anel em seu dedo e notaram que ele era policial.

“Sua morte gerou comoção profunda entre os seus colegas de trabalho, que fizeram homenagens e protestos na época. Desde o ocorrido foi aberta uma sindicância que apurará os fatos e, após a conclusão, ele será promovido a sargento com as devidas honrarias”, conta o vereador.

A apresentação da proposta ocorreu na sessão da Câmara de 16 de julho, com aplausos da família, de colegas de corporação e do público. Danilo disse na ocasião que essa é uma “singela homenagem” para demonstrar a importância de Matias para a cidade.

ASSISTA AO TRECHO DA SESSÃO:

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Imagens: Arquivo pessoal/ Reprodução
Câmara Municipal de Paulínia