Custódio entrega título de “Cidadão Paulinense” ao professor “Neno”
Na última sexta-feira, dia 05, o vereador Custódio Campos (PT), entregou, em sessão solene, o Título de “Cidadão Paulinense” ao senhor Benedito Franco Leal Filho, 54 anos, mais conhecido como Neno, o título é um reconhecimento e homenagem a uma pessoa que prestou relevantes serviços à cidade.
Neno é casado e pai de dois filhos. Deficiente visual superou preconceitos, diversidades e obstáculos para realizar os sonhos, mas principalmente para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Ele iniciou seu trabalho em Paulínia em 1987 como professor da Escola José Lozano de Araújo. Em 1997 participou ativamente da fundação do CINDEP (Centro de Integração dos Deficientes de Paulínia), sendo o primeiro presidente da instituição.
Sempre envolvido na área esportiva, participou dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo conquistou medalha de Ouro na natação representando Paulínia, também atuou em delegações Brasileiras como a do 3ª Jogos Mundiais para Cegos e Deficientes Visuais como nos Jogos Pan Americanos, nas Para-Olimpíadas de Atenas entre outras.
O homenageado é especialista em educação física adaptada, formado em Licenciatura e Bacharelado em História, entre outros. Teve vários artigos publicados, realiza palestras e mini cursos com temas sobre a inclusão social.
Participaram da mesa de trabalho o autor do decreto legislativo que concedeu o título, o vereador Custódio Campos (PT), o homenageado Neno Leal, os edis Angela Duarte (PRTB) e Zé Coco (PTB), o vice-prefeito Francisco Almeida Bonavita Barros, a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle L. G. Alkmin Leão, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Valdirene Mira.
Em seu discurso Custódio Campos relembrou a oportunidade que teve de ter o Neno como seu assessor. “O período que o Neno esteve com a gente no gabinete, foi rico de aprendizado. Ele é uma pessoa que contribui para Paulínia, para o Estado e para o País, levando sua participação e amor pelo esporte. Essa é uma homenagem justa e o reconhecimento por tudo que ele fez e faz pelas pessoas”, afirma Custódio.
Todos os demais que compuseram a mesa discursaram destacando a importância do Neno para o município, os trabalhos que desenvolveu e parabenizaram Custódio pela justa concessão do título. Assim como familiares que também usaram a tribuna para discursar sobre o homenageado.
Neno iniciou seu discurso agradecendo a Deus, aos familiares e amigos. Ao vereador Custódio Campos pela homenagem concedendo a honraria e na confiança que teve em lhe dar um cargo. Ressaltou que a noite era memorável e inesquecível. Destacou que a Câmara antes de ser uma Casa de Leis é uma casa de seres humanos, que o acolheram bem enquanto trabalhando no Legislativo.
“Sou grato a essa cidade e sua gente, que aqui me acolheram. Receber esse título e muito mais que envaidecer, ele representa uma responsabilidade. Quero conclamar os senhores vereadores que jamais deixem de encunhar a bandeira da inclusão social em defesa das pessoas com deficiência. Vamos lutar por melhores condições de acessibilidade”, finalizou Neno.
Foto: Claudia Arantes