Verbas reservadas a animais abandonados não saíram do papel, reclama Danilo

O Orçamento de Paulínia de 2019 separou R$ 175 mil para uma equipe responsável por recolher animais de pequeno porte abandonados, atropelados e vítimas de maus tratos na cidade. Até o fim de junho, porém, nenhuma medida foi tomada pela Prefeitura para contratar o serviço. É o que afirma o vereador Danilo Barros (PR) em requerimento enviado ao governo municipal.

A verba foi incluída pelo próprio vereador por meio de emenda impositiva: de acordo com a legislação, a Câmara tem o poder de definir para onde vai 0,5% da receita corrente líquida do município. Assim, no ano passado, cada parlamentar teve o direito de escolher para onde iria R$ 550 mil em 2019.

Danilo reservou parte do dinheiro para o município contar com o serviço de socorro a animais sem lar. Para ele, fornecer transporte especializado, equipado para atender ferimentos e disponível para chamadas da população poderá salvar vidas de seres que não falam.

“Já estamos no mês de junho, segundo trimestre do ano e não vimos até agora nenhuma licitação, compra ou movimentação deste recurso, nem ao menos o setor foi consultado”, diz o autor do Requerimento 396/2019. O documento questiona por que ainda nada foi feito e qual o prazo para a Prefeitura dar início ao processo que escolheria empresa especializada.

O vereador também cobrou informações sobre o andamento de outras emendas impositivas. Uma delas destinou R$ 15 mil para compra de móveis e equipamentos na UBS do Jardim Planalto. Outras duas reservaram verbas para reforma de quadras de esportes (R$ 50 mil no bairro Morro Alto e mais R$ 50 mil no São José).

“Sem nenhum resultado de 2019, será desestimulante este trabalho, além de prejudicial para a cidade e frustrante para os funcionários que tanto nos ajudaram com os projetos”, afirma.

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Imagens: Gute Garbelotto/ CMSP
Câmara Municipal de Paulínia