Diretoria do Parlamento Metropolitano da RMC se reúne em Paulínia

index

Diretoria do Parlamento Metropolitano da RMC se reúne em Paulínia

Encontro entre membros da Mesa Diretora discutiu a pauta da 2º sessão do Parlamento que acontece no dia 27 em Hortolândia

indexA Câmara de Paulínia sediou na última sexta-feira, dia 21, a reunião da Mesa Diretoria da do Parlamento Metropolitano da região de Campinas, na qual o presidente da Casa, Marquinho Fiorella (PP) é vice presidente.
Participaram do encontro os presidentes das Câmaras de Valinhos, Lourival Messias (PT), de Campinas, Campos Filho (DEM), Americana Paulo Chocolate (PSC) e Jaguariúna, Frederico Chiavegato (PTB).
No encontro foi discutida a pauta da 2º sessão do Parlamento que será realizada na quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Hortolândia.
Fiorella sugeriu as formas e procedimentos que deverão ser adotados nas sessões para que as mesmas tenham maior rendimento e agilidade. “Precisamos otimizar os trabalhos, assim as reuniões não ficam cansativas ou demoradas”, justificou.
Segundo o presidente do Parlamento, a definição prévia da pauta será uma prática rotineira nas reuniões do órgão. O objetivo é que os integrantes dos municípios já tragam sua contribuição para com o tema que será abordado. “Queremos a presença maciça dos vereadores da RMC nas reuniões, independente de pertencerem ao colegiado. Os temas que iremos discutir interessam a toda à região e, portanto, aos vereadores das dezenove cidades”, reiterou Lorival Messias.

Tarifa de transporte regional – Entre os assuntos que serão discutidos na próxima sessão, estão os critérios para elaboração da tarifa regional de transporte público. “Precisamos ter acesso a esses cálculos para entender como se chega ao valor de R$ 3 ou R$ 3,30, por exemplo. A tarifa deve ser de acordo com a peculiaridade do município, mas os critérios devem ser iguais para toda a região”, defendeu o presidente de Jaguariúna, Fred.
O vice-presidente do Parlamento também abordou as manifestações que tiveram início nas capitais com o clamor pela redução das passagens de ônibus e se estenderam a vários municípios da RMC. Segundo ele, as movimentações são legítimas, porém os excessos abominados. “As manifestações são muito bem-vindas pela classe política, mas nos fazem repensar. Será que os partidos políticos devem ser extintos, mudaremos a Constituição? Estamos passando por uma transformação da democracia muito grande, isso oxigena, tonifica a democracia. O parlamento ganha com essas discussões […] com o estudo da tarifa regional damos um passo à frente, evidencia-se a transparência”, afirmou Campos Filho, que também cobrou uma mobilização da classe política, a começar pelos membros do Parlamento, para que as reuniões sejam substanciosas e consistentes.
Além da questão do transporte, ficou acordado que os serviços da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) às câmaras municipais também serão explicitados na reunião, por representante do órgão.

Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano é um órgão de representação e cooperação dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Ele é composto pelos presidentes das Câmaras Municipais da região e por 1/5 dos vereadores de cada Casa de Leis.
Entre os objetivos do parlamento estão representar os interesses da população local, promover o desenvolvimento sustentável de toda região metropolitana e promover a solidariedade e a cooperação regional para a empregabilidade.
Compete também ao parlamento promover ações conjuntas que buscam o planejamento em nível municipal, microrregional e regional, e incentivar políticas públicas nas áreas de transportes, saúde, educação, ciência e tecnologia, comunicação, meio ambiente, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, recursos hídricos, segurança e outros. Os membros podem, inclusive, convidar representantes dos órgãos do Estado e da RMC para debater processos de desenvolvimento regional.

SERVIÇO:
2ª Sessão Parlamento Metropolitano da RMC
27 de junho às 9h00
Câmara Municipal de Hortolândia
Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Pq. Gabriel)