Dois projetos de lei entram em votação na 2ª sessão extraordinária

Dois projetos de lei entram em votação na 2ª sessão extraordinária

IMG 7578A Câmara Municipal de Paulínia realizou na manhã desta  2ª quinta-feira, 20, de fevereiro, a 2ª sessão extraordinária para votar um requerimento de urgência e dois projetos de lei de autoria do Executivo.

Em uma sessão rápida e com breves discuros os vereadores registraram seus votos. Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 04/14 que institui premiação para os participantes do Carnaval 2014.

De acordo com o projeto fica estipulado prêmio em dinheiro e troféus para as escolas de samba e blocos carnavalesco que participarem do desfile das escolas de samba do Carnaval 2014, promovido pela Prefeitura de Paulínia.

A premiação de R$ 600 mil deverá ser dividido em partes iguais a  seis escolas de samba. As vencedoras receberão a premião de R$ 145 mil distribuidos: R$ 60 mil para a Campeã, R$ 50 mil para a vice-campeão e R$ 35 mil para o terceiro lugar.

Para os blocos carnavalescos o projeto determina a premiação de R$ 375 mil, divido em partes iguais para 25 blocos e os 10 melhores colocados receberão prêmio em dinheiro que vai de R$ 25mil a R$ 5 mil, somando o total de R$ 117 mil.

Já na Corte Carnavalesca a premiação para o Rei Momo e Rainha é de R$ 8 mil para cada, 1ª Princesa R$ 5 mil e 2ª Princesa R$ 3mil.

Caberá a Secretaria de Turismo e Eventos publicará o regulamento que estabelecerá as normas gerais para inscrições, participação e premiação do Carnval 2014.

O projeto segue para a sanção do prefeito Edson Moura Junior (PMDB).

Por 10 votos a favor e 2 contrários dos vereadores Fábio Valadão (PROS) e Tiguila Paes (PRTB) o requerimento em Regime de Urgência do Projeto de Lei nº 05/14 foi aprovado, mas a primeria discussão que trata da legalidade do projeto foi rejeitado por 7 votos a 5.

O projeto institui prêmio em dinheiro de R$ 300 mil para cada escola de samba regularmente inscrita e selecionada a participar do Evento Cutlrural e Artistíco, Carnaval 2014.O prêmio será concedido para três escolas de samba.

Os parlamentares Angela Duarte (PRTB), Doutor João Mota (PT) e Fábio Valadão (PROS), justificaram seus votos contrários. Segundo eles a redação do projeto foi mal elaborada. Os projetos 04 e 05 parecem tratar do mesmo assunto o que futuramente poderá ter problemas com o Ministério Público.Se o MP  intepretar como os vereadores, um artigo  que trate de assuntos similares revoga outro artigo, sendo assim prevalecerá o PL 05. Além disso, eles apontaram a  falta de critérios da premiação e das esoclas de samba que poderão participar do Carnaval.

Os vereadores Angela Duarte (PRTB), Custódio Campos (PT), Danilo Barros (PCdoB), Doutor João Mota (PT), Fábio Valadão (PROS), Siméia Zanon (PROS) e Tiguila Paes (PRTB), votaram contrarios ao projeto.  Dú Cazellato (PP), Edsilsinho Rodrigues (PPS), João Mota (PSDC), Sandro Caprino (PRB) e Zé Coco (PTB) votaram a favor do PL nº 05.

Os parlamentares Dr. Gustavo Yatecola (PTdoB) e Marquinho da Bola (PSB) não compareceram a sessão.

Com a rejeição o Projeto de Lei nº 05 ficará arquivado na Casa de Leis.

Foto: Claudia Arantes