Douglas Guarita cobra a regularização de construções e término da Vila dos Idosos em Paulínia
O vereador Douglas Guarita (DC) defende, por meio do Requerimento nº 265/2025, a aprovação de construções clandestinas e irregulares na cidade. E ele vai além: quer que o governo crie uma nova lei que facilite esse processo, levando em conta as dificuldades enfrentadas por proprietários com a anterior.
Para o parlamentar, a Prefeitura precisa informar se há previsão de prorrogação de prazos, medidas de apoio à população e ações para oferecer assistência técnica e jurídica aos interessados. Ele diz que a população está sofrendo muito com a crise financeira que enfrenta e o governo precisa ajudar esses moradores.
No Requerimento nº 264/2025, o vereador também cobra a situação da Vila dos Idosos (Girassóis), empreendimento voltado à moradia de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Guarita quer saber o estágio atual das obras, previsão de conclusão, causas de eventuais atrasos e quais alternativas foram adotadas.
Além das solicitações por regularização de imóveis e moradia digna para idosos, o vereador apresentou ainda a Indicação nº 687/2025, propondo a reforma urgente da calçada no entorno da Creche Ferdinando Viacava, no bairro Monte Alegre I, e o Requerimento nº 254/2025, no qual solicita à Prefeitura a reforma da calçada do Parque Zeca Malavazzi, no Jardim de Itapoan, onde já foram registrados vários acidentes.
Outra reivindicação foi a partir do Requerimento nº 252/2025, que busca esclarecimentos do Executivo sobre a existência de estudos para integrar câmeras de segurança de moradores ao sistema municipal de monitoramento.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 8 – Trabalho Crescente e Crescimento Econômico. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Imagem: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília
Texto: Eloy de Oliveira