Edilsinho quer a criação de programa contra agressão sexual em estabelecimentos

O vereador Edilsinho Rodrigues (Podemos) indica instituir o programa “Não Se Cale”, protocolo de ações em espaços públicos e privados de lazer, com o objetivo de detectar situações de agressão sexual e estabelecer procedimentos de ação nos estabelecimentos do município de Paulínia.

Para o funcionamento do programa, o espaço que manifestar interesse em participar deverá treinar funcionários e responsáveis para identificar, a partir da agressão ocorrida e da vontade da vítima, o momento de acionar as emergências médica e policial, buscar informações sobre o possível agressor e compartilhar com as autoridades policiais, caso solicitado.

Segundo Edilsinho, essas medidas garantem que a vítima não ficará desamparada e sozinha, recebendo orientações corretas sobre os procedimentos jurídicos e de saúde a serem tomados após uma agressão. Os estabelecimentos que aderirem ao programa “Não Se Cale” poderão sinalizar por meio de cartazes ou afins que combatem a violência sexual.

Outra proposta do vereador é o Programa de Alimentação Especial para atendimento às crianças portadoras de diabete mellitus na rede municipal de ensino. O acesso à alimentação saudável e que contribui com o desenvolvimento físico e acadêmico dos alunos pode diminuir o número de internações devido ao agravamento das restrições alimentares àqueles que necessitam de uma dieta diferenciada.

Ele ainda indica a construção de um complexo neurossensorial para atender gratuitamente a população autista infantil do município e criar um programa de reconhecimento da diversidade intercultural em Paulínia.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 5 – Igualdade de Gênero. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Agência Brasil

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)