Edilsinho propõe teste contra Câncer Ocular infantil e campanha de prevenção à leucemia

O vereador Edilsinho Rodrigues (Podemos) indica implantar exame teste do olhinho em recém-nascidos no Hospital Municipal de Paulínia. O “Teste do Olhinho”, recomendado nas primeiras 72 horas após o nascimento e repetido uma vez ao ano até a criança completar três anos de idade, é uma forma de detectar câncer ocular (neoplasia retinoblastoma).

Como aponta Edilsinho e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico do tumor intraocular precoce é fundamental para o sucesso do tratamento na detecção da doença enquanto ainda é intraocular.

Também na área da saúde, o vereador propõe campanha de prevenção do linfoma e da leucemia, para estimular que pessoas façam o autoexame e busquem o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura da doença.

Outra proposta do vereador é instalar bueiros inteligentes na cidade, com cestos para conter o lixo, evitando alagamentos.

Edilsinho propõe também estudo para o trânsito, nos horários de entrada e saída das crianças nas creches e Emeis; implantar no município de Paulínia o projeto Crotalária, uma flor que atrai a libélula (predador natural do mosquito Aedes aegypti); manutenção da praça Maria Aparecida Caputti Beraldo, ao lado do Hospital Municipal, e limpeza pública, dedetização e controle de animais peçonhentos, pragas e insetos no Jardim Flamboyant.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Felipe Martins/ Hospital Geral de Fortaleza

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)