Elevador nas piscinas públicas para atender pessoas com mobilidade reduzida é pedido de Tiguila Paes

O vereador Tiguila Paes (Cidadania) apresentou durante a 2ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (11/02) uma Indicação solicitando da Administração Municipal a possibilidade de estudar e, se possível, instalar cadeiras especiais, nos moldes de um elevador, nas piscinas públicas do município, a fim de melhor atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

De acordo com o texto da Indicação 103/2020 a medida visa facilitar a acessibilidade desse público nesses espaços públicos e proporcionar mais qualidade de vida, permitindo que eles possam praticar atividades físicas, em especial a natação que é considerado um dos esportes mais completos por melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, além de ser bom para o coração, respiração, articulações, autoestima, ajuda a reduzir o estresse, reduzir o peso e ainda melhora a força muscular.

A contratação de mais profissionais da área de psicologia para atendimento no Centro de Geriatria é objetivo da Indicação 102/2020, de autoria de Tiguila. De acordo com a propositura, o pedido se fez necessário devido ao apontamento dessa demanda por parentes de pessoas que necessitam de vagas ou atendimento no Centro de Geriatria e que procuram o gabinete do parlamentar, pelo fato do número reduzido desses profissionais nessa unidade de saúde.

O vereador acredita que um número maior de psicólogos é decisivo para a promoção da autonomia dos idosos, pois na atualidade, o estresse, a ansiedade, a falta de informação por parte dos familiares e de seus entes enfermos, acaba por dificultar a compreensão da real situação patológica que acomete seu ente.

Já na área do funcionalismo público, o parlamentar através da Indicação 104/2020 solicita que o Executivo elabore um Projeto de Lei para a contratação de seguro de vida para os servidores da área de Segurança Pública do município (guarda municipal, guarda noturno e defesa civil).

De acordo com a proposta, o benefício visa garantir a cobertura muito além do falecimento e invalidez permanente total ou parcial devido a acidentes ocorridos no cumprimento do dever ou em função, mas também em oferecer aos segurados vantagens e assistências emergenciais, e garantir amparo para a família do assegurado.

Ainda conforme a indicação, as atividades exercidas pela GCM estão no âmbito da segurança pública e configura-se como atividade de risco acentuado porque além de realizar a segurança patrimonial de bens públicos é também uma força policial armada que atua no controle e repressão de atividades ilegais e na segurança pessoal de autoridades do município. Já os que atuam na Defesa Civil, estão em constante contato com produtos químicos, cargas elétricas, ações de desobstrução de vias em caso de fortes chuvas, deslizamentos e incêndios.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia