Empresária Sirlei Pigatto é reconhecida como Cidadã Paulinense

A Câmara de Paulínia entregou nesta quinta-feira (21/11), em sessão solene, o título de Cidadã Paulinense à empresária Sirlei Aparecida Ferraresi Pigatto, por sua história de superação e suas contribuições à cidade.

O vereador Marcelo Souza (PRTB), autor da homenagem, afirma que ela é um exemplo de dedicação e ética: depois de ficar viúva do marido, com dois filhos pequenos, deixou a segurança do serviço público que exercia para administrar a imobiliária Pisa Pigatto Imóveis, fundada pelo marido, Angelino Pigatto Filho (conhecido como Gino).

Sirlei é responsável não só pelo crescimento da própria empresa, hoje com 22 empregos diretos, como por todo o setor imobiliário: o vereador relata que a homenageada, ex-delegada do Creci no município, sempre lutou para que empreendimentos e incorporadoras que chegassem à cidade aproveitassem os negócios das imobiliárias locais.

“A senhora é uma geradora de oportunidades”, declarou. “Diante de todas essas qualidades, essa minha singela homenagem se apequena diante de uma mulher como a senhora.”

A empresária nasceu no município de Franco da Rocha em 1957, mas declarou em discurso que sempre se sentiu como natural de Paulínia. “É a cidade do meu coração, onde estudei, trabalhei, casei, constitui minha família e dei continuidade à empresa do meu saudoso marido.” Ela agradeceu à mãe, aos filhos, aos funcionários e a todos que a ajudaram nos momentos mais necessários.

O vereador Zé Coco (PV), vice-presidente da Câmara Municipal, agradeceu aos amigos presentes e disse que a empresária é motivo de orgulho e exemplo, muito querida por todos.

Ainda participaram do evento os advogados Ricardo Politano (assessor especial de Políticas Públicas da Prefeitura); Pedro Politano e Luciano Carrer (pastor e assessor parlamentar de gabinete). Familiares, funcionários, admiradores e o padre Henry também acompanharam a cerimônia.

Perfil
Filha de Olívio e Edmir Ferraresi (a dona Nininha), Sirlei mudou-se para Paulínia aos 16 anos, para dar continuidade aos estudos. O primeiro emprego foi na área administrativa da Mecânica Santa Luzia, que existe até hoje, no bairro Santa Cecília.

Ela foi aprovada no vestibular de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, numa época em que o setor de informática dava seus primeiros passos e poucas mulheres se interessavam. Foi ao conseguir emprego no antigo Unibanco que conheceu o marido, com quem se casou em 1981.

Após o casamento, recebeu proposta para trabalhar na Prefeitura. Lecionou na pré-escola durante seis anos e desenvolveu o primeiro programa próprio de controle de almoxarifado municipal, junto ao Centro de Processamento de Dados, além de outros sistemas até então terceirizados.

A morte do marido em um acidente automobilístico, em 1994, não paralisou Sirlei. “Ao contrário, arregaçando as mangas, deixou a segurança do cargo público que exercia e passou a administrar a imobiliária Pisa Pigatto Imóveis, então com poucos funcionários. Sirlei optou por realizar os sonhos idealizados por Gino, transformando-os em realidade”, afirma o autor do Projeto de Decreto Legislativo 2/2018.

Hoje, os filhos Guilherme e Gustavo continuam esse sonho, à frente da imobiliária da família.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia