Entrega da UBS Cooperlotes conta com a presença de vereadores

A cerimônia de entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cooperlotes à população paulinense nesta quarta-feira (17/04), contou com a presença dos vereadores José Soares (PRB), Luciano Ramalho (PP), Marcelo D2 (PROS), Tiguila Paes (PPS), Xandynho Ferrari (PSD) e Zé Coco (PV).

O novo prédio da UBS Cooperlotes, localizada no bairro Bom Retiro, começou a ser erguido em julho de 2017 e foi construído pelo Estado e repassado à Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde.

A obra faz parte do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, e recebeu investimento de R$ 3,5 milhões, incluindo a construção e novos equipamentos.

O prédio possui 680 m² de área construída e está localizado num terreno de aproximadamente 2200 m² de área. O terreno foi doado pelo Município. A unidade começa a atender a população na segunda-feira, dia 22. A região do Bom Retiro tem quase 30 mil habitantes.

Para o vereador Zé Coco, presidente da Câmara, “a UBS Cooperlotes vai beneficiar muito o município e principalmente os moradores do entorno. Eu acho que é de fundamental importância para Paulínia, por que isso vai diminuir o fluxo do nosso hospital a partir do primeiro atendimento à população”, destacou o presidente.

A equipe que trabalhará na unidade é de responsabilidade do município, mas capacitada por meio de treinamentos promovidos pelo programa Saúde em Ação. A proposta é implementar redes modernas e articuladas que visam fortalecer e ampliar o atendimento de saúde à população.

É uma UBS do tipo 2, que conta com 6 consultórios (1 odontológico), sala de curativos, sala de vacinas, inalação, medicamentos, sala de atividades coletivas, entre outras, com capacidade para fazer até 200 atendimentos por dia.

As unidades são entregues equipadas aos municípios e consideradas como portas de entrada do SUS, com capacidade para realizar consultas médicas e odontológicas.

O foco na atenção básica tem como objetivo a resolução dos casos com mais rapidez e proximidade ao usuário. A nova unidade contará com equipes capacitadas para realização de atendimento humanizado. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde.

O evento contou com a presença do representante do Estado, representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretários municipais e principalmente da população.

Paulínia ainda recebeu as chaves da UBS Central 2, entregues também nesta quarta-feira (17/04), e a UBS Monte Alegre, com previsão para julho/2019.

Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagem: Câmara Municipal de Paulínia