Espaço de apoio a pessoas com autismo é proposta de Pedro Bernarde
O vereador Pedro Bernarde (Cidadania) propõe programa “Teacolhe” em Paulínia, um espaço de cuidado e proteção para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, de 18 a 59 anos.
O objetivo é garantir a convivência social e desenvolvimento pessoal, assim como apoiar, orientar e fortalecer a família no seu papel protetivo por meio de atendimento especializado às pessoas com autismo.
Outra ideia é o programa “Primeiros Passos”, que promoveria o bem-estar das crianças e suas famílias no município, fornecendo atendimento médico pediátrico nas creches municipais de tempo integral.
Além disso, Pedro sugere programa municipal de conservação da malha viária (conjunto das vias da cidade). A ideia é manter manutenção adequada e frequente nas ruas de Paulínia, para reduzir o congestionamento de tráfego, economizar tempo e combustível e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, diz.
O vereador também indica programa de arborização urbana e pede aulas de Inteligência Emocional no município: conhecimento que gera a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.
A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Imagem: Governo do Estado de São Paulo
Texto: Lara Santana (Estagiária)