Fábia pede equipamentos para cirurgia com microcâmeras no Hospital Municipal

Com os avanços da Medicina, já é possível fazer determinadas cirurgias com incisões mínimas: uma microcâmera dentro da cavidade abdominal consegue captar 20 vezes mais as imagens projetadas, em um monitor de alta resolução, dando mais segurança aos cirurgiões e conforto do paciente. A vereadora Fábia Ramalho (PMN) pede que a novidade chegue ao Hospital Municipal de Paulínia, com a compra de um equipamento set de videolaparoscopia.

Ela afirma que, com técnicas minimamente invasivas, é possível executar cirurgias bariátricas, retiradas de vesículas biliares e operações ginecológicas ou urológicas, por exemplo. “Foi-se o tempo em que os procedimentos cirúrgicos envolviam cortes extensos, muitos pontos ou a necessidade da abertura ampla de partes do corpo do paciente”, diz a vereadora.

Segundo a Indicação 817/2019, o equipamento permite menos exposição de áreas internas às bactérias dos centros cirúrgicos, diminuindo as chances de complicações por infecções, além de reduzir dores, necessidade de curativos e quantidade de medicações, otimizando todo o processo cirúrgico.

A infraestrutura do setor de saúde também é tema de dois requerimentos assinados por Fábia, cobrando informações à Prefeitura sobre a existência de aparelho cardiotocógrafo (responsável por monitorar batimentos cardíacos de bebês e as contrações uterinas da mãe) e sobre exames de tomografia com sedação na rede municipal.

A vereadora ainda assinou propostas de demarcação de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência na área central do município; manutenção de ponto de ônibus da rua Regina Basseto Bordignon, no bairro São José, e melhorias nos sinais de trânsito da rua Ositha Sigrist Pongeluppi, no bairro Morumbi.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ color=” av_uid=’av-3225di’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Imagens: Governo do Pará/ Divulgação
Câmara Municipal de Paulínia