Fábia propõe centros para saúde da mulher e atendimento em Libras

A vereadora Fábia Ramalho (PMN) solicita que a Prefeitura crie na cidade dois centros especializados para melhorar o atendimento dos cidadãos. Na Indicação 1.146/2019, ela sugere a implantação do Centro de Referência de Saúde da Mulher, para reunir em um mesmo local serviços ligados a esse público.

Para a vereadora, o espaço poderia oferecer assistência médico-hospitalar; consultas ambulatoriais, ginecológicas e obstetrícia; exames especializados; informações sobre planejamento familiar; partos de baixo e médio risco; procedimentos cirúrgicos e até assistência em situações especiais, como em casos de violência.

“É de extrema importância que as ações sejam pensadas e realizadas de forma integrada, visando a garantia de acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade”, afirma a autora da proposta.

Fábia também sugere que o governo municipal estude a implantação da Central de Interpretação de Libras, com o intuito de promover a comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da Língua Brasileira de Sinais.

O objetivo é que a comunidade surda conte com intérpretes em situações do dia a dia, como consultas médicas ou quando precisa resolver problemas em órgãos públicos (serviços da Prefeitura ou questões jurídicas, policiais e de trânsito, por exemplo). Segundo a Indicação 1.148/2019, vários municípios e estados já adotaram a iniciativa, com agendamento prévio e outras rotinas administrativas que visam facilitar a garantia de direitos dos surdos.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-27b597′ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: ANS/ Câmara Municipal de Paulínia