Fábia sugere intérpretes de Libras na saúde e busca informações sobre atendimento a autistas

A vereadora Fábia Ramalho (Podemos) pede que a Prefeitura disponibilize tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na rede municipal de saúde. A medida é necessária, segundo ela, pela grande quantidade de pessoas com deficiência auditiva que precisam de atendimento em consultas e exames.

Como nem todos os surdos contam sempre com pessoas para interpretar/traduzir a comunicação oralizada, a vereadora diz que é de grande importância o Poder Público oferecer esse tipo de serviço, como já ocorre em muitas cidades. “Esta comunicação é fator inclusivo essencial para um perfeito atendimento e compreensão das situações explicadas”, diz a Indicação 955/2020.

Fábia também cobra informações da Prefeitura sobre o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na rede, após relatos de que o serviço em locais específicos de atenção psicossocial passou para unidades básicas de saúde.

Familiares entendem que UBSs podem não ser ambientes adequados, “devido ao considerável fluxo de pessoas transitando (por algumas vezes se tornando um ambiente tumultuado), [o que] poderá causar grande transtorno e comprometimento aos autistas que lá forem atendidos, pois estes têm uma ‘percepção espacial e ambiental’ muito distintas, sendo de enorme relevância que este ambiente seja mantido o mais calmo e inalterado possível”.

O Requerimento 627/2020 questiona por que a mudança ocorreu, quais medidas serão tomadas para mitigar os problemas de ambientalização nas UBSs e se existe equipe especializada para acompanhar esses pacientes.

A vereadora solicita ainda exame de audiometria no município; fitas para medição de glicemia (dextro) aos pacientes que usam glifage e metformina, e reparo no calçamento no entorno da escola Prefeito José Lozano Araújo.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Secretaria de Saúde do Paraná