Fábia pede curso de Libras no serviço público e cadastro de pessoas com deficiência

A vereadora Fábia Ramalho (PMN) cobrou da Prefeitura a retomada do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para servidores municipais. Segundo ela, capacitar os funcionários públicos é fundamental para garantir direitos da comunidade surda em diferentes espaços públicos, como saúde, educação e assistência, para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência.

Em ocasiões anteriores, o governo municipal disse que analisaria meios para regularizar a prática e dar continuidade ao curso. Por isso, o Requerimento 552/2019 questiona se há providências para começar essas aulas.

Fábia também propôs a criação do Programa Municipal para Identificação, Mapeamento e Cadastramento das Pessoas com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida – um banco de dados atualizado com os moradores da cidade que têm esse perfil e a rede de serviços oferecidos.

“Para que possamos ter políticas públicas mais efetivas voltadas às Pessoas com Deficiência, é de extrema importância e necessária a identificação do perfil deste público, ou seja, quem são, quais os tipos de deficiências, idade, escolaridade, qualificações, regiões de moradias, entre outras informações, que possam potencializar as ações existentes e principalmente criar novas políticas sociais de inclusão”, defende na Indicação 909/2019.

Outro programa sugerido é de auxílio ao esporte: para a vereadora, o município deve fornecer Bolsa Atleta a quem precisa de recursos financeiros e materiais para dedicar-se efetivamente ao esporte. Essa seria uma política de incentivo aos talentos do nosso município, representando Paulínia em várias competições no Brasil e no exterior, conforme a Indicação 906/2019.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ color=” av_uid=’av-2wbyxj’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Prefeitura Municipal de Grossos (RN)
Câmara Municipal de Paulínia