Nova lei, de Fábio da Van, garante assistência à saúde de cuidadores de PCDs

O vereador Fábio da Van (PRTB) é autor de uma lei municipal que procurar dar assistência a cuidadores que dedicam grande parte do seu tempo e esforço para atender às necessidades físicas, emocionais e sociais da pessoa com deficiência: pais, tutores legais e familiares, por exemplo, que vivem na mesma residência e prestam assistência contínua e direta.

A política “Cuidar de Quem Cuida” busca fornecer apoio emocional, psicológico e social a essas pessoas, facilitando acesso aos serviços de saúde e assistência social; incluindo programas para oferecer períodos de descanso e treinamento, capacitação e educação, abrangendo habilidades práticas de cuidados e gerenciamento do estresse.

Ele também propõe programa socioambiental de reciclagem de tampinhas PET com destinação de recursos para proteção animal, a fim de mobilizar a população para a reciclagem de tampinhas plásticas, promovendo parcerias estratégicas com comércios e empresas locais, que atuariam como pontos de coleta.

Da Van detalha que as tampinhas arrecadadas seriam posteriormente vendidas para empresas de reciclagem, e os valores obtidos com a venda seriam revertidos para a compra de rações destinadas a Protetores Independentes e ONGs cadastradas no município.

Outras propostas são melhorias nas sinalizações viárias no bairro João Aranha; ponto de ônibus na av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e semana municipal do assistente social em Paulínia.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Instituto Santos Drumont

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)