Valadão cobra medidas para descarte correto de óleo, pilhas e lixo eletrônico

O vereador Fábio Valadão (PL) apresentou duas propostas sobre o descarte adequado de materiais que não podem ser jogados no lixo comum. Na Indicação 271/2020, ele sugere à Prefeitura conscientizar a população a respeito do destino correto do óleo de cozinha usado.

Segundo o vereador, é preciso dar publicidade aos perigos do descarte irregular, pois muitos moradores ainda jogam óleo na rede de esgoto: “são produtos de difícil degradação no meio ambiente, que não se dissolvem e nem se misturam à água, formando uma camada densa que impede as trocas gasosas, se tornando um problema para rios, lagos e aquíferos”, diz o texto.

A indicação relata ainda que o óleo, por ser mais leve do que a água, fica na superfície, “criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática”. Além disso, jogar o produto diretamente no ralo danifica os encanamentos das casas.

Já o Requerimento 185/2020 questiona o governo municipal quais ações têm sido tomadas para o destino de pilhas, baterias, lâmpadas e vários itens eletrônicos. Valadão quer saber se existe processo para a coleta desses componentes, onde a população pode fazer o descarte e se há planos para campanhas de informação e conscientização da comunidade.

Ele propõe ainda obras de acessibilidade e mais atividades na praça Paul Percy Harris; ciclovia em toda extensão da avenida Renato Lázaro Piva e melhorias para o bairro Bom Retiro.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-u2tb3r’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

MAIS DETALHES
Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Prefeitura de Rio das Ostras (RJ)
Câmara Municipal de Paulínia