Fabio Valadão propõe jardim sensorial no Jardim Botânico
O vereador Fabio Valadão (PL) sugere a construção de um jardim sensorial no Jardim Botânico Municipal. A iniciativa visa ampliar a experiência dos visitantes e a inclusão de pessoas com deficiência ou com limitações sensoriais.
A proposta prevê estímulo dos cinco sentidos: tátil (contato direto com plantas e pistas no piso), olfativo (plantas aromáticas, como temperos, ervas e medicinais), auditivo (sons da natureza, como canto de pássaros, cascatas e sinos de vento), gustativo (ervas e condimentos) e visual (composição de formas, cores e volumes).
“Com a recente abertura do Jardim Botânico também aos finais de semana, o espaço tem atraído um número crescente de visitantes. A ideia do jardim sensorial vem para potencializar essa experiência, criando um ambiente onde as pessoas possam tocar, cheirar, ouvir e até provar elementos naturais, de forma mais interativa e terapêutica”, afirma o vereador.
Outra proposta é instalar iluminação no campo de futebol do bairro Vida Nova, localizado entre a avenida Guaraná e a rua Gumercindo da Silva. Ele afirma que isso traria mais segurança para os frequentadores, pois as praças de esportes do município têm sido alvo de ataques de vândalos e marginais durante o período noturno.
Valadão sugere ainda que a Prefeitura execute operação tapa-buraco na rua Alberto Belintani, que tem sido alvo de reclamação de moradores.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 12– Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Eloy de Oliveira
Imagem: Universidade Federal de Juiz de Fora