Valadão sugere pontos para coletar remédios vencidos e lixo eletrônico

O vereador Fabio Valadão (PL) indica pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é que as pessoas saibam onde descartar remédios que não usam mais, evitando que jogam em lixos comuns ou tomem de forma inadequada, passando por intoxicações.

Outra ideia é instalar ponto de coleta lixo eletrônico nas escolas do município. Para o vereador, essa seria uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância da separação dos lixos.

“Todo mundo tem uma gaveta ou um armário em casa onde guarda pilhas gastas, cabos, carregadores, celulares e fones antigos. Em um momento elas acabam indo para o lixo comum ou até nos recicláveis, junto com embalagens e vidros, por exemplo. O descarte incorreto desses aparelhos e pilhas podem trazer impactos negativos para o planeta e o ser humano”, justifica.

Valadão pede ainda lombofaixa na rua Armelinda Ferreira da Costa, no Jardim Amélia; estacionamento para motocicletas na rua Maria Bordin Fabri, no Parque Bom Retiro; grade de proteção no canteiro central da avenida José Paulino e inclusão das principais praças, parques e espaços públicos no município no Google Street View.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 12– Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Bruno Campos/ Prefeitura de Macaé

Texto: Felipe Luchete