Paulínia deve implantar projeto de plantas medicinais, defende Valadão

O vereador Fábio Valadão (PL) sugere a implantação no município do projeto “Farmácia Viva”, já existente em cidades brasileiras de várias regiões, que cultiva plantas medicinais, estimula o estudo sobre o tema e oferece fitoterápicos na rede municipal de saúde. A iniciativa, diz ele, “engloba uma vasta área da nossa medicina de forma alternativa, complementando o tratamento medicamentoso e até mesmo em algumas situações fazendo a substituição do medicamento”.

Segundo a Indicação 993/2020, o projeto busca novos princípios ativos efetivos no tratamento de enfermidades. A ideia é que o município desenvolva espaços em forma de horto, para promover o cultivo, distribuir mudas e desenvolver minicursos sobre o condicionamento, a higienização e a utilização dos produtos naturais.

Ainda na área da saúde, Valadão solicita nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque da Represa, com base no crescimento do bairro. “Por se tratar de uma região populosa e que está em pleno desenvolvimento, à procura pelos serviços da Rede Pública de Saúde se intensificam a cada dia, sendo necessária e importante a construção de uma nova Unidade”, afirma na Indicação 991/2020.

O vereador propõe também linha de ônibus específica para os bairros São José I e II; ponto de ônibus na estrada Recanto das Águas; aumento de transporte escolar na modalidade creche, para o bairro Recanto das Águas; troca das lâmpadas dos postes do Residencial Serra Azul e fechamento de uma cratera na rua Armando Topan, no bairro Bom Retiro. E cobra área de lazer e recreação no bairro Marieta Dian.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Agência Brasília/