Fábio Valadão sugere Kit de Primeiros Socorros para todas as escolas de Paulínia

O vereador Fabio Valadão (PL) propõe kits de primeiros socorros e um DEA (desfibrilador externo automático) para cada escola do município.

O Presidente do Poder Legislativo explica que os educadores têm realizado treinamento oferecido pelos profissionais do APH – Atendimento Pré Hospitalar do Hospital Municipal, o qual tem proporcionado conhecimentos básicos aos professores para que possam agir de forma rápida enquanto esperam atendimento médico especializado.

A proposta defende que os kits tenham os seguintes itens: pacotes de gaze; compressa de algodão de 10x15cm; ataduras de crepe de 10cm; micropore; fita tipo esparadrapo de 10cm; bolsa termogel; caixa de luvas tamanho M/G; kit de talas moldável tipo EVA; almotolia de sabão líquido; frascos de soro fisiológico 0,9% de 250ml; caixa de band-Aid; tesoura sem ponta; termômetro digital; aspirador nasal; frasco de álcool 70%; lençóis ou toalhas; tipóias descartáveis, máscaras descartáveis.

Outra sugestão do vereador apresentada em plenário, trata da adequação de residências com pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“Adaptar uma casa nos parâmetros da ABNT exige custo elevado e na maioria das vezes as famílias carentes não conseguem arcar com as despesas da reforma ou construção para adaptação” defende Valadão. A proposta visa atender famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Pessoa.

O parlamentar propõe ainda cobertura asfáltica e criação de um acesso para entrada e saída independente do bairro Serra Azul; bebedouros de água e manutenção da iluminação na Praça do Sol, no bairro Monte Alegre III; reparos no calçamento do centro odontológico municipal; conversão de mão dupla para mão única de direção da rua Neryna Ferreira da Costa, no bairro Jardim Amélia (Saltinho).

A proposta está em sintonia com o ODS 3- Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Graziela Fávaro.