Fiorella pede Poupatempo da Saúde em Paulínia e uso de Biodiesel no transporte coletivo

MG_0021

MG_0021Na 5ª Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 26, o presidente da Câmara Municipal de Paulínia, Marquinho Fiorella (PP), apresentou a Indicação nº 224 que propõe a criação do Poupatempo da Saúde, que busca agilizar o atendimento à população.

Fiorella defende a criação do Poupatempo para área da saúde em Paulínia. “Em um único local e no mesmo dia haverá várias especialidades médicas, realização de exames e retornos médicos. Os pacientes serão encaminhados das Unidades Básicas de Saúde  (UBS) e atendido com data e hora marcada, isso agilizará os tratamentos, centralizará as especialidades e desafogará o atendimento do Hospital”, esclarece.

Na Indicação nº 223 Marquinho Fiorella sugere estudos visando à implantação do combustível Biodiesel no transporte urbano coletivo do município. O Biodiesel é  chamado combustível limpo e contribui para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Na justificativa o parlamentar, alega que pesquisadores apontam um futuro promissor para essa fonte de energia, já que seu uso foi regulamentado pelo Governo Federal através da Lei 11.097, de 2005, e a Petrobras Biocombustível (PBio) recebeu autorização para ampliar uma usina que desde 2010 está operando com a maior capacidade instalada no Brasil.

A medida ecologicamente correta é defendida pelo vereador como um instrumento importante de combate à poluição do ar. “Há cidades brasileiras, como Curitiba, que adotaram o uso do Biodiesel e tiveram sucesso na substituição e na aceitação da população. Curitiba é a única metrópole a contar com uma frota de ônibus do transporte coletivo operando exclusivamente com biocombustível. Considerando os inúmeros benefícios que o uso desse biocombustível, misturado ao óleo diesel, proporciona ao meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e saúde da população”, enfatiza,

O Biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). O combustível  só pode ser usado em motores a diesel. Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do Biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.

Moção Dia Mundial da Água  – No dia 22 comemorou-se o Dia Mundial da Água e o vereador encaminhou a Câmara a Moção de Congratulação pelo transcurso do dia.

A data é destinada à reflexão e atividades voltadas aos diversos temas relacionados a este importante bem natural, incluindo discussões sobre a relação homem e água, conservação e proteção, e ao desenvolvimento dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados à poluição.

É fundamental a importância da conscientização da população mundial em relação à educação ambiental, e atitudes do dia a dia fazem a diferença. A reflexão sobre o uso equilibrado da água e a responsabilidade de cada um na luta junto ao poder público para o desafio do desenvolvimento sustentável.