Fiorella (PSB) pede ações de segurança para afastar risco de tragédias nas escolas

Restauração de portões, instalação de monitoramento eletrônico e interfones em todas as escolas de Paulínia, como a EMEFM Prefeito José Lozano de Araújo (foto acima), são providências solicitadas pelo  vereador Marcos Roberto Bolonhezi, o Marquinho Fiorella (PSB), para aumentar a segurança de alunos, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino.

“A presente indicação se faz necessária, em virtude dos acontecimentos de violência ocorridos em várias escolas, nos últimos anos”, justifica o parlamentar, citando, como exemplos, os casos registrados em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e, mais recentemente, em Suzano (SP), onde cinco alunos e duas coordenadoras da Escola Estadual Raul Brasil foram brutalmente assassinados. Os atiradores, de 17 e 25 anos, ex-alunos da escola, se mataram após promoverem o massacre. Antes das vítimas da escola, um dos assassinos matou o próprio tio, dono de uma loja de carros, nas proximidades do local da tragédia Raul Brasil.

De acordo com Fiorella (PSB), relatos recebidos por seu gabinete indicam que portões de várias escolas da cidade estão danificados e, por isso, permanecem o tempo todo abertos, deixando as unidades ainda mais vulneráveis.  A Indicação 270/2019, do vereador, está na pauta da 5ª Sessão Ordinária da Câmara, nesta terça-feira (26), a partir das 18h30, e, depois, será encaminhada para providências do setor competente da prefeitura.

Saída de Emergência

Forella (PSB) solicita também medida de segurança na Escola Estadual Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, no João Aranha Segundo ele, a unidade não conta com saídas de emergência, o que é muito perigoso. “A escola é estadual, mas a população estudantil e seus familiares são moradores do município de Paulínia”, argumenta.

De acordo com o texto da propositura (Indicação 272/2019), a direção da escola já pediu providências junto à Fundação para o Desenvolvimento Escolar do Estado de São Paulo. “Mas até o momento, nada foi feito”, afirma o vereador, que decidiu apelar para o governo municipal.

Mais médicos

O número insuficiente de cardiologistas e psicólogos, bem como a falta de médicos homeopatas na rede municipal de saúde são objetos da Indicação 271/2019, na qual Fiorella (PSB) requer a contração de mais profissionais para atender a população.

Pelo contribuinte

Em outra indicação, a 269/2019, o vereador pede a implantação de sistema eletrônico de senha na Secretaria dos Negócios da Receita, para organizar e agilizar o atendimento público.  “Diariamente, muitas pessoas comparecem a este setor para esclarecer dúvidas, pedir informações e retirar guias ou carnês de tributos, como, por exemplo, o IPTU. Com a implantação do sistema não tenho dúvidas que o atendimento será bem melhor”, afirma.

Acompanhe andamento das propostas

Texto: Mizael Marcelly (MTb nº 40.914/SP)
Foto: CMP