Cinturão Verde e programa de menor aprendiz são propostas de Flávio

O vereador Flávio Xavier (Podemos) sugere criação de um programa para recuperar e reflorestar matas, mananciais, rios e córregos que cortam Paulínia. Além de preservar o meio ambiente, o chamado Cinturão Verde poderia sediar parques educacionais e produção de hortaliças, além de contribuir com o clima da região, conforme a Indicação 222/2022.

Outra proposta é de parque linear em áreas públicas entre bairros como Parque das Árvores, Jardim Ouro Negro e Jardim Planalto, locais hoje usados para lixo e entulho. Segundo o vereador, parques lineares são uma forma de gestão de áreas degradadas, “tendo como principal característica a capacidade de interligar fragmentos de vegetação e outros elementos encontrados em uma paisagem”.

Ele também solicita implantação de programa profissional para menor aprendiz, voltado a jovens menores de 18 anos, nos moldes da antiga Guarda Mirim. “A atuação do poder público é muito importante no sentido de diminuir a distância entre o mercado de trabalho e o primeiro emprego do adolescente, gerando ganhos enormes não somente individuais, mas para a sociedade como um todo”, diz na Indicação 271/2022.

Flávio pede ainda banco de doações de sobras de materiais de construção; academia ao ar livre na rotatória localizada na avenida Armando Furlan, no Residencial São José II; pintura de faixas de pedestres próximas à escola Vitor Szczepanski e Souza Silva (Supletivo) e adesão do município ao programa de regularização fundiária e melhoria habitacional do governo federal.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia