Xavier propõe bilhete único nos ônibus e cartão para pacientes da saúde

Duas propostas do vereador Flávio Xavier (Podemos) sugerem cartões para facilitar a vida de quem utiliza transporte coletivo e a rede municipal de saúde. Na Indicação 931/2020, ele solicita a implantação do Bilhete Único, unificando passagens e concedendo descontos para usuários que embarcam em outro ônibus em sequência.

Assim, quem precisa de mais de um ônibus para chegar ao destino não precisaria desembolsar o valor de duas passagens, por exemplo. Conseguiria pagar menos ou até ter isenção da tarifa, como já acontece em outras cidades do país.

O vereador ainda cobra informações da Prefeitura sobre outra proposta, apresentada em 2016, envolvendo a criação de um cartão de saúde com chip. O objetivo é centralizar informações de pacientes, com dados pessoais e o histórico clínico: dados de consultas já realizadas, resultados de exames e medicamentos prescritos.

“O cartão saúde facilita a elaboração de políticas públicas, na medida em que sistematiza diversas informações num único banco de dados”, diz o Requerimento 618/2020. De acordo com Xavier, isso ajudaria a prestar serviços de forma mais eficiente e ainda mapear a realidade epidemiológica da população, juntamente com a informatização do sistema de saúde pública.

Ele sugere também troca e manutenção de brinquedos nas creches e Emeis; bolsões de estacionamento na região central; corredores ou faixas de ônibus no Centro e calçadas com acessibilidade para pedestres na estrada municipal PLN-232, no trecho entre o Residencial Pazetti e a avenida Severino Beraldo, no bairro Marieta Dian.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Prefeitura de Jundiaí/