Flávio Xavier pede criação de bases comunitárias da Guarda Municipal em bairros

A descentralização da Guarda Municipal é um dos requerimentos apresentados pelo vereador Flávio Xavier (DC) na última sessão da Câmara Municipal, em 7 de maio. Ele cobra providências para o governo municipal criar uma base comunitária em cada região da cidade, com viaturas, agentes de plantão e patrulhamento ostensivo no município.

O vereador já havia apresentado a proposta em 2017, por meio de indicação. Na época, a Prefeitura respondeu que a Guarda Municipal vinha atuando em pontos estratégicos e intensificando operações, com uso de tecnologias.

Ainda assim, Xavier considera que concentrar ações em bases iria aproximar a comunidades e os guardas, beneficiando a população principalmente nas regiões onde há maiores índices de tráfico de drogas, conforme o Requerimento 279/2019.

Outro requerimento busca transformar o Hospital Municipal de Paulínia em fundação ou autarquia, ou ainda torná-lo regional, sob a justificativa de que isso daria autonomia administrativa e financeira. A iniciativa, segundo o vereador, “desvincularia da Prefeitura de forma direta seus procedimentos internos, tanto de aquisição de insumos, medicamentos, equipamentos, contratação de serviços para instalação e manutenção de equipamentos, (…) sem, no entanto, deixar de pertencer à categoria de serviço público, sujeito ao controle e fiscalização do município”.

Ele também assinou propostas para as unidades básicas de saúde contarem sempre com um médico clínico geral, um pediatra e um ginecologista, para dar mais agilidade aos atendimentos; criação de centros de apoio educacional em cada região da cidade, com atividades no contraturno escolar; e campanhas de conscientização sobre o uso de piso tátil por pessoas com deficiência visual, entre outras sugestões.


Acompanhe o andamento das propostas.

 

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Prefeitura de Paulínia/ Divulgação
Câmara Municipal de Paulínia

Share this post


Pular para o conteúdo