Flávio Xavier sugere programas contínuos de habitação e cestas básicas

O vereador Flávio Xavier (Podemos) defende um programa habitacional que amplie oportunidades de moradias para a população de baixa renda. Segundo a Indicação 387/2020, Paulínia poderia contar com um modelo contínuo e autossustentável: o governo municipal construiria as primeiras casas com preços acessíveis, enquanto o dinheiro das parcelas custearia as demais unidades.

Ele também solicita um programa permanente de distribuição de cestas básicas. O Requerimento 260/2020 relata que, com a pandemia do coronavírus, muitas famílias começaram a receber auxílio emergencial. Como nenhuma delas era beneficiária do Programa de Assistência Social (PAS), percebeu-se que grande parte da população tem dificuldades de comprar produtos para alimentação básica, diz o vereador.

Já a retomada das cirurgias eletivas, suspensas desde março no Hospital Municipal, é tema do Requerimento 262/2020. “A medida é plenamente justificável pela preservação de leitos de UTI para receberem os infectados pela COVID-19, no entanto, levando em conta a baixa taxa de ocupação destes leitos, e ante o sofrimento da população que necessita passar por cirurgias, exames ou procedimentos, a retomada, de forma gradativa e atendendo a todos os protocolos de saúde para evitar infecção pelo vírus, é medida que se faz extremamente necessária.”

Xavier pede ainda criação de um albergue municipal permanente; melhoramento da drenagem superficial das vias públicas e logradouros (tipo sarjetões); reforma geral da praça localizada entre a avenida Fausto Pietrobom e a rua Itumbiara, no Jardim Planalto, e estruturação de um corpo técnico em cada secretaria municipal para desenvolver projetos de longo prazo, evitando descontinuidade de iniciativas e preservando o patrimônio público.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Tiago Falqueiro/ Blog do Planalto