Flávio Xavier solicita plano para cidade cuidar do meio ambiente

Apesar de várias tecnologias existentes para a reciclagem de entulho, Paulínia ainda joga resíduos de forma direta no aterro sanitário, só aumentando a montanha de entulho e lixo em nossa cidade. É o que afirma o vereador Flávio Xavier (Podemos) ao propor Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Esse documento técnico indica quais as formas corretas para cuidar do lixo, desde a geração até o acondicionamento, transporte, tratamento e destino, afirma o vereador. Segundo ele, é preciso ainda educar a população para fazer o descarte correto, evitando a contaminação do solo e a proliferação de insetos e bactérias.

Por isso, a Indicação 1.033/2020 também sugere a criação de ecopontos na cidade, locais que receberiam diariamente pequenas quantidades de entulhos geradas por reformas e obras domiciliares, restos de podas, móveis e estofados velhos, plásticos, metais e vidros, por exemplo.

Flávio pede ainda implementação da Lei municipal 3.373/2014, que criou programa para interessados em adotar pontos de ônibus; patrulhamento policial ostensivo na região do Centro Industrial de Paulínia (CIP), no bairro Cascata; e redutor de velocidade na avenida José Padovani, no bairro Jardim Amélia.

Ele cobra ainda informações envolvendo a reestruturação da Casa dos Conselhos e sobre a participação do município no programa de humanização no atendimento do SUS, do Ministério da Saúde.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Cetesb