Flávio Xavier propõe agendamento de consultas médicas por mensagens
O vereador Flávio Xavier (Podemos) pede agendamentos de exames, consultas e procedimentos médicos para pessoas com deficiência auditiva, através de aplicativos de conversas on-line, como WhatsApp ou SMS.
Segundo ele, é necessário que a Administração Pública forneça os instrumentos necessários para que haja a inclusão social. Ele ressalta que, quando o profissional da saúde entra em contato com a pessoa surda pelo telefone, é difícil para o paciente entender as informações.
Além disso, Flávio sugere calçadas acessíveis, com piso tátil direcional e de alerta no Centro e em praças, parques e pistas de caminhada. Esse tipo de piso tem superfícies diferenciadas, com textura e núcleos distintos, para transmitir informações e indicar trajetórias seguras a quem tem deficiência visual.
Para o espaço do Hospital Municipal, o vereador solicita estacionamento público e cobra informações sobre o funcionamento do aparelho de tomografia computorizada.
Ele também indica mais paisagismo, estacionamento e ponto de encontro para Food Trucks no centro da cidade.
A proposta está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Imagem: Prefeitura de Vila Velha
Texto: Lara Santana (Estagiária)