Xavier sugere criação de ecopontos e plano para gerenciar resíduos sólidos

Para evitar que a montanha de entulho e lixo na cidade aumente cada vez mais no aterro sanitário, o vereador Flávio Xavier (DC) propôs que a Prefeitura implante ecopontos e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em Paulínia.

Os ecopontos, já existentes em várias cidades brasileiras, são locais organizados para receber pequenas quantidades de entulhos geradas por reformas e obras domiciliares, restos de podas, móveis e estofados velhos, além de plásticos, metais e vidros, por exemplo. Segundo o vereador, esse tipo de espaço “é uma solução eficiente para educar a população, diminuindo o estoque de lixo e entulhos depositados diariamente nas ruas, praças e terrenos baldios”.

Já o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, mais amplo, “é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduo e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final’, conforme a Indicação 764/2019.

Xavier ainda solicitou ação sanitária para controlar a infestação de escorpiões no Residencial Vida Nova; formas de conceder para a iniciativa privada a administração do Terminal Rodoviário de Cargas e Derivados do Petróleo (antigo Paulicentro); estudos para construir praça de esportes e lazer no Jardim Flamboyant; e manutenção na iluminação da praça localizada na rua Maria Aparecida de Matos Bueno, no Monte Alegre.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Imagens: Prefeitura de Fortaleza
Câmara Municipal de Paulínia