Terminais de ônibus são proposta de Xavier para mobilidade urbana

Integrar todo o transporte coletivo da cidade, por meio de terminais, é a sugestão do vereador Flávio Xavier (Podemos). Ele avalia que esse modelo, já existente em várias cidades, traz modernidade, eficiência e agilidade ao sistema e permite aos passageiros trocar de linhas pagando apenas uma tarifa.

O Requerimento 371/2020 idealiza seis terminais em Paulínia: um no complexo do Rodoshoping e os demais distribuídos pelas regiões Central; Norte-Noroeste; Sul-Sudeste; Leste e Oeste. Assim, poderia haver três tipos de linhas de ônibus, integrando diferentes pontos da cidade e sincronizando horários de chegada e saída.

Outra proposta envolvendo as regiões do município envolve a criação de centros de apoio educacional, com atividades no contraturno escolar. Para o vereador, é necessário oferecer oportunidades fora da sala de aula, no tempo livre dos jovens.

Direcionar crianças e adolescentes por meio da educação “traz muitos benefícios à sociedade como um todo, que enriquece e se desenvolve sob a égide de cidadãos mais conscientes, estruturados e capacitados”, diz o Requerimento 368/2020. Já a Indicação 545/2020 pede incentivos públicos para que sejam instaladas novas instituições de ensino em nível técnico e superior no município.

Xavier solicita ainda ciclovia em toda a extensão da nova ponte que interligará a região do bairro Monte Alegre à região do João Aranha; estacionamento em 45 graus na avenida José Paulino; lombadas na rua Rosina Mariani di Blásio, no bairro Serra Azul; e manutenção das ruas em terra de acesso ao bairro Bonfim, além de iluminação pública nas ruas internas do mesmo bairro.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia