Troca de transporte coletivo por ônibus elétrico é proposta de Flávio Xavier

O vereador Flávio Xavier (Podemos) defende substituir transporte coletivo por ônibus elétrico para melhorar a mobilidade urbana sustentável e qualidade de vida dos moradores. Ele propõe renovar a frota por elétricos e desenvolver infraestrutura de suporte mais ampla, com estações de recarga e armazenamento de energia.

Flávio aponta benefícios como menor poluição sonora, qualidade do ar e o incentivo ao uso de transporte público. Ainda defende que a nova frota pode impulsionar a economia local com empregos em setores relacionados à fabricação, manutenção e operação de veículos elétricos.

Ele também sugere campanha de conscientização sobre o uso ilegal do cigarro eletrônico por jovens e adolescentes em conjunto com a comunidade, para informar os jovens sobre os riscos de cigarros eletrônicos e problemas de saúde a curto e longo prazo. Além do cumprimento da lei federal de proibição de venda desses produtos e de leis de proteção à saúde pública.

Outras propostas são criar escola municipal de idiomas; centros de informática em regiões da cidade, com acesso à internet e impressão; instalar lâmpadas nos postes da avenida Antonio Fadim e rua Tambaú, no bairro Bonfim; e limpeza e manutenção da lagoa do João Aranha.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Prefeitura de Jundiaí

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)