Frente Parlamentar chama a atenção para a conscientização sobre a importância dos deficientes

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras concluiu, em reunião realizada na tarde de segunda-feira (21/10) no Plenarinho da Câmara, que autoridades, agentes públicos e população precisam agir no sentido de ampliar a conscientização sobre a importância das pessoas com deficiência na sociedade.

A assistente social Jaqueline Francelino levantou questões sobre o capacitismo, o respeito à individualidade e a necessidade de ampliar ofertas de alguns serviços para seguir avançando.

Durante a reunião, ela afirmou que “ainda há uma visão distorcida que subestima as capacidades e a autonomia das pessoas com deficiência. Precisamos combater isso não apenas na sociedade, mas também nas instituições públicas e privadas”.

Para a assistente social, é essencial que os direitos das pessoas com deficiência sejam vistos com uma lente de respeito à singularidade de cada um. “Muitas vezes, generalizamos o que uma pessoa com deficiência precisa, esquecendo que cada ser humano tem suas próprias necessidades e desejos”, pontuou.

Embora existam leis e políticas públicas voltadas a essa população com deficiência, foi constatado que há muito a fazer. A falta de acessibilidade em locais públicos, o acesso restrito a equipamentos adequados e a capacitação de profissionais para prestar o atendimento necessário foram pautas levantadas.

O vereador Gibi Professor (Podemos), idealizador da Frente, destacou que a iniciativa foi criada justamente para dar visibilidade a essas pautas e atuar em prol da inclusão social. “A Frente Parlamentar é uma conquista importante, mas seu papel vai muito além de discutir. Ela é um instrumento para concretizar ações que transformem a realidade das pessoas”.