Funcionários da Câmara participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

IMG 9999

IMG 9999A Câmara Municipal de Paulínia realizou entre os dias 20 a 23 de maio a 10ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), as atividades ocorreram no período da manhã, participaram os funcionários da Casa, o presidente da Câmara, Marquinho Fiorella (PP), os vereadores Danilo Barros (PCdoB), Custódio Campos (PT), Zé Coco (PTB) e Edilsinho Rodrigues (PPS).

O evento foi aberto no dia 20 com a palestra sobre Educação Financeira ministrada pelos representantes da Empresa X3 Investimento, Claudio Porto Foresti e Tomas Callegari. O objetivo do encontro foi orientar as pessoas a consumir de forma consciente e ajudar evitar os desperdícios, administrar os seus rendimentos e as formas de investimento. Em seguida houve a palestras dos Narcóticos Anônimos com depoimentos de membros do NA e exibição de vídeo explicando sobre o trabalho da entidade os tipos de drogas e seus efeitos.

Ergonomia foi o tema do segundo dia da SIPAT abrindo os trabalhos do dia. Os engenheiros da empresa CJE Egesa, Fernando Stipp e Antônio Ferro para melhorar a qualidade de vida do trabalhador apresentaram uma série de recomendações fundamentais  para um posicionamento correto, por exemplo, como se sentar de modo não afetar a coluna, como levantar peso, posição da tela do computador, teclado entre outros, usados no desenvolvimento da tarefa, em casa ou no lazer.

A segunda palestra do dia foi sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente com o presidente da Novaterra José Mendonça, que esclareceu sobre o conceito envolvendo sustentabilidade. O que é e o que não é sustentabilidade. Focou no tripé econômico, ambiental e social, e o equilíbrio entre essas áreas.

Segurança doméstica abriu o terceiro dia da SIPAT, a palestra ministrada Benedito Carlos da Silva animou a plateia que explicou o que é segurança e apresentou várias situações.

“Segurança é um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade do trabalhador” ressaltou Benedito.

A saúde do homem foi tema da palestra do terceiro dia de SIPAT, o encontro foi comandado pelo médico João Carlos Alonso. Ele faz parte da equipe da Secretaria de Saúde de Paulínia que realiza o serviço. Paulínia é pioneira na Região Metropolitana de Campinas na prestação de atendimento voltado para o homem.

O centro “Saúde do Homem” funciona nas dependências do Hospital Municipal, é um ambulatório criado exclusivamente para atendimento dos homens, preparado para diagnosticar e tratar os mais diversos tipos de doenças.

No último dia de atividade foi realizado o Xianggong, Treinamento Perfumado, práticas de exercícios da Medicina Tradicional Chinesa orientada pela professora Mônica Moura Gomes Machado. Chamado de treinamento perfumado devido ao fato de algumas pessoas sentirem perfumes ao estarem realizando esta prática. Este exercício auxilia a expulsar o Qi Perverso e nutrir o Qi correto, harmonizando desta forma o corpo.

A palestra Motivação foi à última da semana ministrada por Wagner Dias que animou os presentes despertando a atenção para pensamentos positivos. Objetivo do encontro foi elevar a auto-estima, a autoconfiança, o nível de energia e a motivação no trabalho dos funcionários.

Para fechar a programação da SIPAT foi sorteado brindes entre os  participantes.