Gerald Ray Kaczor recebe título de Cidadão Paulinense após 5 décadas

Depois de viver mais de 50 anos em Paulínia, o norte-americano Gerald Ray Kaczor voltou à terra natal com o título de Cidadão Paulinense. O reconhecimento foi aprovado pela Câmara e entregue pelo vereador Pedro Bernarde (Cidadania), autor da homenagem.

Nascido em O’Neill, Nebraska, em 4 de setembro de 1941, Kaczor chegou ao Brasil em 1968 como missionário da Organização Menonita de Missões. Mudou-se para o município no ano seguinte: integrou o time de basquete de Paulínia; o Rotary Club da cidade e o Conselho Municipal de Saúde, tornando-se presidente da entidade em 2000. Também foi membro do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e presidiu a Associação do bairro Nossa Senhora Aparecida por muitos anos.

Ele plantou várias árvores frutíferas na praça do bairro e participou da capelania do Hospital Municipal, fazendo visitas religiosas, com palavras de conforto aos pacientes. Trabalhou como encanador e eletricista, colaborou com a Igreja Presbiteriana de Paulínia e foi participante do Grupo Amor Exigente (ajuda a familiares de dependentes químicos). Em 2020, escreveu o livro “Passando pelo Vale com o Bom Pastor”.

Segundo Pedro Bernarde, essa trajetória mostra que o homenageado era ativo no local onde escolheu viver, ao se envolver em causas da comunidade, apontar problemas a órgãos da Prefeitura e acompanhar resultados. Gerald é casado com Valetta Jean Kaczor; tem quatro filhos e, no início de outubro, embarcou aos Estados Unidos com a família.