Reserva de quadra poliesportiva adaptada para surdos é indicação de Gibi

O vereador Gibi Professor (Podemos) sugere reserva semanal de quadra poliesportiva para prática de esporte da comunidade surda, com o objetivo de ampliar o acesso a que atividades esportivas adaptadas.

De acordo com Gibi, o esporte para deficientes auditivos se diferencia na forma de sinalizar, pois utiliza bandeiras para indicar jogadas e substituir o apito, sendo assim necessário um ambiente reservado e adaptado sem poluições visuais. Além dos benefícios da prática, a atividade física também proporciona o conhecimento corporal e espacial para comunidade surda.

Gibi também sugere implantar novo ponto para confecção do cartão Mov idosos. Hoje, é preciso se deslocar até o terminal rodoviário. O vereador indica novo ponto nas regiões do Centro, João Aranha e Parque Bom Retiro de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Outra iniciativa de inclusão busca ampliar o transporte com van adaptada no sistema porta a porta do Programa Mov Inclusivo para pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção, tendo em vista o aumento da demanda do serviço nos últimos meses.

Demais propostas do vereador são aumentar as equipes nas recepções das unidades básicas de saúde (UBSs); nivelar massa asfáltica na avenida Osvaldo Piva, entre as avenidas Brasília e Antonio Baptista Piva, no Jardim Primavera; reformar e revitalizar a Praça da Bíblia, no Jardim Primavera; instalar playground ao ar livre na praça Silvio Pires Corrêa, no bairro Serra Azul, e arquibancadas e bebedouros no campo de futebol do bairro Vida Nova.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura Municipal Itabirito

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)