Gibi sugere cooperativas de trabalhadores e incentivo ao jovem empreendedor
O vereador Gibi Professor (PTB) solicita cooperativas de trabalho (associações ou grupo de pessoas que oferecem serviços e produtos) nos setores de construção civil, artesanato e agricultura.
O espaço promoveria incentivos à população: assistência financeira, capacitação e treinamentos, espaços compartilhados, assessoria legal e administrativa.
Além disso, Gibi propõe apoio ao empreendedorismo jovem. O objetivo é oferecer benefícios a quem esteja iniciando seus negócios: isenções temporárias de impostos, acesso a créditos especiais e capacitação.
Outra ideia é programa de incentivo fiscal para empresas contratarem trabalhadores municipais. Segundo o vereador, essa estratégia estimula a geração de empregos e promove maior integração entre as instituições e a população local, beneficiando todos os lados.
Ele ainda sugere feiras de profissão, indica complexo de piscinas no bairro João Aranha e pede projetos de mobilidade urbana.
A proposta está em sintonia com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Imagem: Governo da Bahia
Texto: Lara Santana (Estagiária)