Identificar assentos preferenciais para autistas em prédios públicos é proposta de Grilo
O vereador Dr. Grilo (MDB) sugere identificar assentos preferenciais com o símbolo do Transtorno Espectro Autista (TEA) em instalações públicas para evitar que autistas e seus familiares, ao utilizarem os assentos preferenciais, sofrem julgamento por parte de terceiros.
Ele defende ainda incluir símbolos como o quebra-cabeça colorido, laço colorido, girassóis ou apenas a cor azul. Isso facilitaria o cumprimento da Lei Federal 14.626/2023, que assegura aos autistas o direito ao assento preferencial.
Outra proposta de Grilo indica aulas de práticas esportivas no período da noite, com o objetivo de ampliar acesso aos paulinenses, contribuindo com a saúde e a socialização entre adultos e crianças.
Segundo o vereador, nem todos podem frequentar esportes oferecidos durante a manhã ou tarde.
Grilo indica ainda o asfaltamento da rua Jaguari, no bairro Bonfim; rampas de acessibilidade na avenida Antonio Baptista Piva, no bairro Jardim Primavera, e reparo na estrutura da boca de lobo na rua Vitório Dresdi, no bairro parque Jequitiba II.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima