Guarita sugere plantio de árvores e aulas de defesa pessoal para mulheres

O vereador Douglas Guarita (DC) indica plantio de árvores como medida para aumentar a cobertura vegetal urbana.  A iniciativa visa o desenvolvimento sustentável, alinhada com o Programa Municipal de Arborização Urbana (Lei 4.364/2023).

Segundo Douglas, é necessário que o plantio ocorra em áreas estratégicas como espaços públicos, regiões com maior concentração populacional e priorizado o uso de espécies nativas, para promover a sustentabilidade ecológica e garantir que as árvores se adaptem ao ecossistema local.

Guarita propõe também aulas de defesa pessoal (krav magá) para as mulheres do município, a fim de promover a segurança física e emocional desse público e capacitar para responderem de forma rápida e eficiente a situações de risco.

Ele sugere que as aulas sejam realizadas em espaços públicos, com profissionais qualificados, garantindo o acesso de todas as mulheres interessadas.

Outras indicações do vereador são disponibilizar cursos de informática e de capacitação profissional para a população paulinense; instalar placa de sinalização indicativa do bairro Vida Nova e reduzir a parcela do financiamento das casas do Residencial Pazetti – módulo 03.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 15 – Vida Terrestre. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Umuarama

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)