Helder sugere moeda digital em Paulínia, acumulada ao se cumprir boas práticas

O vereador Helder Pereira (PL) sugere moeda social digital para Paulínia, com intuito de estimular o bem-estar entre as pessoas e movimentar o comércio local.

A iniciativa já é implantada em Recife, funcionando como um crédito digital social acumulado ao se cumprir desafios. Assim, qualquer cidadão poderia conquistar a moeda quando vai à academia, toma vacinas, prestigia a cultura e promove ações de meio ambiente, por exemplo.

O crédito ficaria disponível num aplicativo de celular, podendo ser trocado por brindes, descontos, produtos e serviços em estabelecimentos e comércios parceiros.

Helder solicita também Centro de Especialidades na região do João Aranha para aumentar a oferta dos serviços e acesso da população.

Outra proposta é aquisição de um cão-robô. Segundo o vereador, o equipamento faria varreduras nos arredores das escolas, entraria em prédios com riscos de desabamento, para identificar padrões suspeitos, e acionaria os órgãos competentes. A iniciativa seria adotada em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, podendo contar com parceria da iniciativa privada.

Demais indicações de Helder são: redutor de velocidade na avenida Pedro Antonio Bordignon, São José; melhorias no sistema de senhas e preferenciais para UBSs; distribuir luvas de látex para cuidadores de idosos do programa Bolsa Cuidador de Paulínia e disponibilizar atas e mais informações dos conselhos municipais no site da Prefeitura.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 12– Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo Federal

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)